Imagem - Tipos de dobradiças para portas de madeira
-

Quando estamos escolhendo os materiais que vamos utilizar em uma obra, queremos que tudo saia perfeito, e por isso analisamos bem os detalhes de cada produto. Porém, quando não temos conhecimento, ficamos desamparados e deixamos a escolha ser feita por outra pessoa, muitas vezes um profissional que possa tomar a decisão certa, mas podemos não saber se esta correta ou não.

Nesse post, vamos falar sobre as principais características que você pode encontrar nas dobradiças Synter, os diferentes tipos de acabamentos e detalhes especiais que compõem esses produtos e que os tornam especiais para cada tipo de porta e utilização.

 

Cada produto tem um diferencial: resistência, fácil instalação, ser ideal para portas mais grossas ou muito pesadas, ou ainda ter um excelente acabamento e valorizar o design de sua esquadria.

O primeiro detalhe que precisamos ficar atentos ao escolher é o material com que ela é produzida. É preciso ficar atento ao nível de umidade e oxidação que a peça pode sofrer, dependendo da região é necessário que se utilize dobradiças em inox, para evitar que a peça enferruje e se torne inutilizável.

 

Inox

O aço inox é utilizado em diversas áreas e segmentos. Na Synter ele está presente em praticamente todos os produtos, seja nas fechaduras, puxadores e dobradiças. Você pode encontrá-lo em nossas linhas em inox 304 ou 201.

A diferença entre os dois está em suas composições, onde o inox 304 é mais maleável, porém, mais difícil de oxidar. Ele é mais indicado para regiões litorâneas onde a maresia atinge fortemente os metais, o inox 304 pode ser encontrado na linha de dobradiças Premium. O inox 304 é uma matéria prima nobre!

As dobradiças em inox podem ser encontradas com acabamento polido, onde ela ganha destaque por seu brilho, e também em inox escovado que lhes confere uma aparência mais fosca e moderna.

 

Aço

As propriedades do aço tornam ele mais em conta em relação ao inox, mas seu custo benefício se faz valer. As dobradiças produzidas em aço são recomendadas para locais sem umidade e ambientes internos. As dobradiças de aço da Synter, podem ser encontradas no acabamento cromado e alto brilho ou com acabamento zincado similar ao acabamento de peças em prata.

 

Quais os tamanhos?

Diferentes tamanhos são usados em diferentes tipos de porta. Portas de entradas luxuosas que possuem uma espessura mais grossa ou que são muito pesadas, precisam de dobradiças grandes para suportar o peso e não permitirem que a porta arraste no futuro. Já as portas internas são mais leves e podem utilizar dobradiças comuns.

No geral as dobradiças produzidas pela Synter, possuem de 2 a 4 polegadas, e sua espessura varia entre os modelos e materiais que são produzidos.

 

Características

Falamos de materiais, acabamentos e tamanhos das dobradiças, mas além dessas características, elas possuem algo a mais que pode diferenciar muito uma da outra. As dobradiças se diferenciam pelo tipo de seus pinos, a utilização ou não de rolamentos que torna o abrir e fechar da porta mais suave e evita ruídos e o recorte em abas que permitam que elas abram mais que 90o como é necessário para portas e janelas. 

 

Dobradiça Americana

Com pino Simples

Esse é o tipo mais comum de dobradiça para porta, ela conta com duas abas e um pino ligando elas. Na Synter ela é produzida em aço com o acabamento cromado ou zincado.

 

Com pino luxo

 

Esse tipo de dobradiça contém as características do tipo americana, porém o seu pino conta com um tampo extra no topo, tornando o acabamento da dobradiça mais luxuoso como diz o seu nome.

 

Com anéis

Essa dobradiça conta com pequenos anéis maciços entre as abas, reduzindo o atrito entre as abas e dificultando a presença de ruídos.

 

Com rolamentos

As dobradiças que contam com rolamento, normalmente possuem um valor agregado maior que as demais. Isso acontece porque ela conta com rolamentos entre as abas que tornam o abrir e fechar da porta suave, macio e evitando o desgaste natural e aumentando a vida util do produto.

 

Sobrepor

Esse tipo de dobradiça é muito utilizado em esquadrias internas, e sua principal característica é que em sua instalação não é necessário fazer rebaixos para encaixe na porta e nem no batente. Isso é possível porque suas abas não se encaixam e sobrepõem quando a porta esta fechada.

 

Hamburguesa

Essa é bem comum em portas e janelas. Assim como a dobradiça de sobrepor, o foco na hamburguesa é a praticidade, mas dessa vez o foco é na remoção da porta, essa permite desencaixar uma aba da outra levantando a porta e afastando o seu eixo. Também tem um maior ângulo de abertura para permitir que as folhas de janelas se abram 100%.

 

Pinos pivotantes

Esse tipo de dobradiça é utilizado em portas de entradas de alto padrão e com peso ou altura diferenciados. Diferente das demais dobradiças, ela é instalada na parte superior e inferior da porta, e o eixo não fica nas extremidades ficando quase que totalmente escondida e ainda permite que a porta tenha um giro de até 180 graus conforme o tipo da esquadria.

 

Escolha com atenção!

 

Dobradiças são produtos de longa vida útil e sua instalação depende na maioria das vezes de mão de obra especializada. Assim, o ideal é escolhê-las pensando no longo prazo evitando dores de cabeça com portas arrastando, barulhentas ou que não fecham direito. Trocas e substituições além de serem demoradas geralmente implicam em novas furações e danos em sua esquadria. 

 

A Synter conta com modelos de dobradiças para esquadrias de madeira que vão atender você. Encontre toda nossa linha de dobradiças clicando aqui. Se você é um revendedor,  uma indústria ou quer utilizar nossos produtos em sua construção, entre em contato com o nosso time, podemos tirar suas dúvidas e fazer um orçamento para você com os preços e condições para cada segmento.