Imagem - 10 dicas de segurança para ter férias tranquilas
-

Quando o período de descanso finalmente chega, é a hora de arrumar as malas e colocar o pé na estrada. Com todas as preocupações e a ansiedade para partir rumo às férias, alguns processos podem ser deixados de lado, comprometendo a segurança da residência. Neste post, você terá acesso a 10 dicas para manter a sua casa protegida da ação de invasores e aproveitar as férias com toda a tranquilidade que você merece.

As preocupações durante o período de ausência fazem com que muitos moradores não consigam aproveitar o período de descanso completamente. Em alguns casos, são forçados a interromper as férias por conta de imprevistos, o que causa aborrecimentos em dobro.

Confira logo abaixo, quais são os 10 cuidados fundamentais para proteger a casa de verdade durante as férias:

 

1 - Identifique pontos de risco da residência.

Faça uma avaliação para identificar possíveis brechas de segurança. Esse é o momento ideal para fazer consertos que podem estar sendo adiados, como fechaduras quebradas ou defeitos no portão.

É importante investir em soluções de alta qualidade e durabilidade para evitar expor a sua residência a riscos.

 

2 - Garanta que as portas, janelas e portões fiquem trancados.

Antes de sair, certifique-se de que todos os acessos à residência estejam bem trancados, com cadeados e/ou travas de segurança. O mesmo vale para portas internas. O ato de trancá-las ajuda a limitar a circulação dentro da casa ou apartamento, em caso de invasão.

 

3 - Não deixe luzes internas e externas acesas.

Luzes acesas sem parar durante o dia e à noite são indicativos de que não há pessoas em casa. Por isso, é importante deixá-las apagadas ao sair de férias. Uma boa solução é investir em soluções que permitam acender e apagar as luzes de onde estiver para enganar possíveis invasores.

 

4 - Não deixe os cadeados para o lado de fora.

A presença do cadeado do lado de fora é um indicador de que a casa está vazia, o que pode torná-la um alvo fácil e atrair a atenção de invasores durante a sua ausência.

Uma solução é investir em fechaduras resistentes para proteger a área externa da sua casa e bloquear a ação de invasores.

 

5 - Tenha cuidado ao falar sobre a sua ausência.

Não compartilhe detalhes sobre a viagem na presença de pessoas desconhecidas, principalmente em locais de acesso comum, como elevadores e corredores. Compartilhe a informação somente com pessoas de confiança, em locais seguros.

 

6 - Guarde os seus pertences de valor em um cofre bancário.

Evite deixar itens de valor em casa, como joias e dinheiro em espécie. Guarde em um local seguro para evitar prejuízos, em caso de invasão.

 

7 - Mantenha a saída de gás fechada.

Seja qual for o tipo da sua fonte de gás, é importante mantê-la fechada para evitar possíveis vazamentos e acidentes.

 

8 - Revise seus sistemas de segurança.

Se você possui um sistema de proteção residencial, solicite a revisão das câmeras, alarmes, fechaduras e demais recursos de segurança para garantir que esteja tudo em perfeito funcionamento, caso haja algum imprevisto.

 

9 - Silencie o telefone fixo.

Para evitar chamar a atenção com o telefone tocando sem ser atendido durante o dia e à noite, é aconselhável desconectá-lo da tomada ou tirar o som. Uma boa opção é ativar o encaminhamento das chamadas para o celular, assim não perderá nenhuma ligação importante.

 

10 - Comunique o porteiro ou segurança sobre a viagem.

Se você mora em apartamento ou condomínio fechado, é importante avisá-los para que façam um controle mais rigoroso de visitas, permitindo apenas o acesso de pessoas de sua confiança, cuja presença tenha sido informada previamente.

Seguindo essas 10 dicas, será possível garantir a segurança do seu patrimônio durante as férias e até mesmo depois que elas acabarem.

 

Conte com as soluções Synter para manter a sua casa protegida e menos propensa a imprevistos de segurança!