Imagem - Puxadores de inox: entenda porque são as melhores opções
-

Nem só de beleza vive um puxador! Embora existam diversos modelos, a principal característica que deve ser avaliada antes da compra é o material de acabamento. Há uma grande variedade, como, latão, cobre ou alumínio, por exemplo. Mas não há como negar que a melhor opção é o inox.

Para ser inox, o aço passa por uma junção de materiais compostos por uma liga de cromo, níquel e outros componentes químicos que formam a camada passiva, transformando-o em inox. Por isso o puxador de aço inox é mais resistente e muito mais durável. Além de deixar o ambiente mais bonito, elegante e moderno.

Nesse post explicaremos quais as vantagens dos puxadores de inox e como escolher o modelo ideal para a sua casa. Acompanhe!

Quais são as vantagens dos puxadores de inox?

Muitos objetos que usamos no nosso dia a dia são de aço inox, como as panelas com as quais cozinhamos e as peças que compõem grande parte do nosso carro. No entanto, mesmo sendo um material amplamente utilizado na indústria, grande parte do público ainda não conhece as suas qualidades. 

Resistência

A corrosão ocorre quando o oxigênio reage com o ferro, formando um composto chamado óxido de ferro. Quando a peça de aço não tem proteção, esse óxido se acumula na superfície, enfraquecendo sua estrutura e conferindo à peça um aspecto poroso e sujo, características da ferrugem.

Já os puxadores de inox apresentam uma camada passiva que evita que o material enferruje. Nesse caso, o cromo presente na superfície do material reage com o ar, formando uma superfície fina e resistente que evita a oxidação e protege toda a peça. 

É por isso que o inox é tão comum em cozinhas e banheiros - é um dos poucos materiais que não sofre com a ação da umidade. 

Higiene

O aço inox é impermeável à ferrugem porque não tem poros nos quais a água pode se infiltrar. Isso torna o material higiênico, uma vez que não há fendas onde as bactérias e a sujeira possam se esconder.

Como escolher os puxadores de inox ideais para a sua casa?

Para as portas que não precisam de fechaduras podem exibir belos e elegantes puxadores de inox. De fato, essa peça arquitetônica pode ser usada nos mais variados espaços como salas de estar, cozinhas, quartos ou escritórios. 

Os modelos alongados são ideais para a porta de entrada que, geralmente, exibe grandes dimensões. Nesse caso, o modelo escolhido deve estar junto com uma fechadura modelo rolete para oferecer segurança aos moradores e garantir praticidade na hora de entrar e de sair.

Já os puxadores mais delicados devem ser instalados nas portas menores, o que tornará o ambiente mais elegante e harmonioso.  Nesses espaços os puxadores podem ser polidos, acetinados ou escovados, que conferem um toque mais sofisticado.

Na hora de instalar o puxador é preciso observar o espaçamento entre os furos. Além disso, o design da porta e o acabamento precisam ser considerados.

O puxador deve ser instalado com todos os itens que o acompanham para evitar arranhões ou que a peça se danifique. A chave allen e chave de fenda serão usadas na hora da montagem.

Com tantos tipos de puxadores de portas no mercado, pode ser difícil saber qual escolher. No entanto, se você quiser um material durável, resistente e que quase não precise de manutenção, considere o aço inox para sua casa.

Conheça alguns modelos de puxadores de inox e se inspire para o seu projeto!